Mapa | Agende uma consulta | 11 5052-4267

Dentes manchados e escuros

Qual a importância de um lindo e amplo sorriso?

Dentes manchados, amarelados, escuros, tortos, separados , apinhados, com restaurações metálicas, deixam o sorriso sem expressão, interferindo na beleza do rosto como um todo. Essas imperfeições podem tornar a pessoa complexada, tornando difícil o convívio social.

Em levantamento realizado, a Academia de Odontologia Cosmética dos EUA afirma que:

. 92% dos adultos concordam que um sorriso atrativo é importante para o convívio social.
. 88% afirmam que sempre lembram de alguém com um sorriso atrativo e bonito e essas pessoas são bem sucedidas.
. 85% concordam que um sorriso sem vida ou feio dificultam o convívio com o sexo oposto.
. 74% concordam que um sorriso sem vida ou feio pode interferir no sucesso de suas carreiras.
. somente 50% dos americanos estão satisfeitos com seu sorriso.

Por esses motivos, é fundamental cuidar da aparência dos dentes. Hoje, a odontologia estética veio nos trazer recursos, utilizando arte ,ciência e tecnologia, visando corrigir imperfeições que prejudicam a beleza dos dentes. Essas técnicas já estão disponíveis, para eliminar uma ampla variedade de problemas desde manchas até casos mais complexos como fratura de dentes e substituição de dentes perdidos através dos implantes. Mas, devemos lembrar sempre, que antes de decorar uma casa, temos necessidade de verificar se o alicerce está sólido. Esta analogia também é válida para os dentes. Antes de um tratamento estético, necessitamos saber se não temos infecções dentais e ou ósseas, que estão comprometendo a base dos dentes. Dentes escuros, manchados e ou não tão brancos, e restaurações metálicas escuras são um problema que deixa as pessoas inseguras e vulneráveis na vida diária, especialmente se a profissão delas utiliza o sorriso como cartão de visita. Essas pessoas, provavelmente já devem ter utilizado uma variedade de recursos para branquear os dentes, como tipos diferentes de pasta, clareadores caseiros, tomar sol para ficar mais moreno, tudo para camuflar ou minimizar o problema. Contudo essas medidas são mais que provisórias e não removem as causas dos dentes manchados, e o que é pior, não as corrige. Um adequado tratamento cosmético dental pode produzir resultados positivos a longo prazo.

O que pode causar manchas escuras?

Existem basicamente três tipos de manchas: as manchas superficiais; manchas por depósitos, como placa bacteriana e tártaro; e manchas intrínsecas ou que fazem parte da estrutura dos dentes.
As manchas superficiais são aquelas causadas por café, chá, vinho, refrigerantes , suco de uva, tabaco, chimarrão, etc. Ocorrem com mais freqüência entre dentes muito juntos ou apinhados, na interface dente restauração e em dentes com micro rachaduras. As manchas por depósito são causadas por placa bacteriana e tártaro, fruto de má higienização com escova e fio dental.
As manchas intrínsecas fazem parte da estrutura dental e vão desde manchas brancas no esmalte , como descalcificações e hipoplasias, até marrom em um ou mais dentes, como na fluorose, ou manchas em todos os dentes por antibiótico tipo tetraciclina, administrado na gravidez ou antes dos 8 anos de idade. Essas manchas vão desde um imperceptível amarelado, marrom escuro até o cinza. Pesquisas atuais apontam que o antibiótico tipo tetraciclina pode causar escurecimento nos dentes, mesmo em adultos.
Finalmente, manchas podem ser causadas por cárie ou restaurações velhas ou defeituosas, como as de amálgama de prata. Em ambos os casos, o dente pode apresentar-se com manchas marrom ou cinza dando uma aparência mais velha à pessoa.
Muitos pacientes, na tentativa de eliminar manchas, usam pastas de dente com muito material abrasivo e escovam os dentes com muita força. Essas medidas extremas só fazem abrasonar mais o esmalte sem resultados positivos.

Existe algum tipo de tratamento específico para cada mancha?

O tratamento de dentes manchados ou escurecidos depende da causa e do grau de descoloração dental. Basicamente, existem cinco tipos de tratamento para remoção de manchas:

Jato de bicarbonato (Profi) e polimento são métodos de remoção de manchas superficiais atribuídas a chá, café, refrigerantes, tabaco etc. Às vezes faz-se necessário a utilização prévia de ultrasom.
Clareamento utiliza agentes oxidantes ativados por laser ou não, podendo ser realizado no consultório, em casa, ou a combinação de ambos, dependendo da natureza e severidade do escurecimento. É freqüentemente utilizado em manchas provocadas por tetraciclina, excesso de flúor ou mesmo manchas resultantes do escurecimento natural dos dentes, e manchas por tratamento de canal.
Cosmética com resina composta utiliza técnicas de aplicação de um material resinoso que adere ao dente, com a finalidade de cobrir pequenas manchas brancas ou marrons, causadas por hipoplasias, fluorose, cárie ou oxidação de metais como o amálgama de prata. A desvantagem é que dependendo dos hábitos alimentares do paciente , a resina sofrerá alteração de cor após dois ou três anos.
Veneers ou lamina de porcelana é uma técnica que consiste na aplicação de uma lâmina de porcelana, de espessura de uma unha, na superfície externa do dente onde a mesma é aderida firmemente ao esmalte manchado. Indicada nos casos severos de manchas por tetraciclina ou minociclina. Ao contrário das resinas, as facetas em porcelana não alteram a cor com o tempo, são mais resistentes, tendo, por conseguinte maior durabilidade.
Restaurações tipo inlay/onlay cerâmico utilizando o computador (Sistema CEREC de restauração em uma única sessão) ou os serviços de laboratório( duas ou mais sessões) . Esse tipo de tratamento é utilizado nos casos de manchas cinza escuro provocadas por restaurações extensas de amálgama de prata, cáries ou mesmo casos muito severos de tetraciclina.
É importante relatar que as vezes o dentista tem que lançar mão de uma ou mais técnicas associadas para a obtenção de um bom resultado.

Qual a nossa opinião sobre os produtos existentes em farmácia e supermercados para branquear os dentes?

Não existe nenhum produto comercial que produzam bons resultados, como a cosmética dental realizada pelo dentista. Na realidade, alguns produtos podem produzir excessiva abrasão. Nunca use nenhum produto à venda em drogarias, para clareamento a não ser o recomendado pelo seu dentista e que, principalmente, seja aprovado pela ADA ( Associação Dentária Americana).