Mapa | Agende uma consulta | 11 5052-4267

Estrutura

Diagnóstico com  Laser

É um dos mais recentes avanços em diagnóstico para cárie em odontologia. O diagnodent como é chamado, é um laser de baixa potência para diagnóstico de cárie e mais preciso quando comparado a outros métodos existentes.

Métodos convencionais como: uso de instrumentos finos na ponta (explorador) têm sido usados para identificar cáries incipientes (iniciais), porém o que se tem observado em pesquisas, é que pode estimular a cárie como resultado da destruição causada pela ponta do explorador. Raios-X, embora efetivo, não o é nos casos iniciais da cárie, especialmente em anatomias mais complexas nos dentes posteriores.

Pelo fato de 80% das cáries ocorrerem nestes dentes, muitas delas passam desapercebidas até que promovam uma maior destruição. Com o diagnodent pode-se detectar cáries em estágios iniciais e o nível em que está localizada (só em esmalte ou em esmalte e dentina). É um método não invasivo, indolor e preciso, indicado especialmente para crianças e gestantes. Evita a exposição pelos Raios-X.

O aparelho mede laser fluorescência dentro do dente. Usa energia de luz a laser (sem exposição de raios-x), evitando expor o paciente a radiação! Com um comprimento de onda específico, o laser nos mostra em um dente saudável pouca ou nenhuma fluorescência, resultando em leitura digital baixa. Contudo, se o dente apresenta cárie pequena ou invisível ao olho humano o laser acusa fluorescência proporcional ao grau da cárie, resultando em leituras. Assim, o aparelho nos diz não somente onde a cárie está, mas também quão profunda é, ou o quanto de cárie existe.

Com este instrumento de diagnóstico, podemos estabelecer condutas para o tratamento da cárie precisas e conservadoras.