Mapa | Agende uma consulta | 11 5052-4267

Estrutura

Menos Stress sem o Motor de Alta Rotação

Sem barulho e sem dor o dentista já pode remover cáries sem o motor.

Tem sido uma queixa rotineira do público, de que a pior coisa é sentar na cadeira do dentista e ouvir aquele motor barulhento, que mais parece uma britadeira, e sair do consultório com a boca adormecida, sem poder falar adequadamente.

Atualmente, novas tecnologias vieram para substituir o alta rotação (motorzinho) na grande parte dos procedimentos. Assim, hoje dispomos da microodontologia: utilizando-se do aparelho: Abrasão a ar e em outros casos o Carisolv.

Com o uso dessas técnicas associadas ao microscópio ou lentes de aumento de 5x a 10x podemos preservar mais estrutura dental e observar mais imperfeições cometidas com o olho humano.

Abrasão a ar é o procedimento mais confortável em odontologia, quase que invariavelmente não é necessário anestesia, é silencioso e corta no lugar das brocas, somente o que é essencial !

O aparelho é utilizado para remoção de cáries e restaurações de resina. Para cáries de pequeno e médio porte, o sistema permite removê-las sem anestesia em 85% dos pacientes.

Além disso, remove a cárie de modo conservador, sem aquele famoso barulho do alta rotação. Através de pontas de diferente diâmetro, sai um pó abrasivo que com pressão controlada corta o esmalte e ou dentina cariada.

É um verdadeiro milagre na odontologia, principalmente indicado para crianças, pacientes com fobia, síndrome do pânico e ou que querem ver o alta rotação de longe!

É silencioso suave, atraumático e indolor.

Carisolv é uma outra técnica que consiste em remover a cárie através de um método químico mecânico. Constitui-se de um gel que é uma mistura de hipoclorito de sódio, aminoácidos e evidenciador de cárie, e de instrumentos especiais, que complementam a ação do gel na remoção da dentina cariada. O gel é aplicado na cárie, e após 30 segundos a cor rosada do gel transforma-se na cor amarronzada, indicando que o produto está de forma seletiva atuando somente na dentina cariada amolecendo-a, após o que, entra-se com instrumentos de raspagem especialmente concebidos que removem apenas a dentina amolecida. A aplicação do gel continua, até não mais mudar de cor-sinal de que toda a cárie foi removida.

O método apresenta-se com vantagens de ser extremamente conservador e seletivo de remoção de cárie, onde é apenas retirado o tecido cariado, deixando preservado o tecido sadio. Isto não acontecia quando usávamos o motor de alta rotação, pois mesmo com todo o cuidado, usando lentes de aumento e microscópio, algum tecido dentário sadio a mais era removido. As pesquisas indicam que 87% dos pacientes não se queixaram de qualquer sensibilidade, pois os instrumentos usados não pressionam, não trepidam, não fazem barulho e não produzem superaquecimento, como os motores convencionais, não necessitando de anestesia em 82% dos pacientes, o que se constitui em vantagem adicional. Porém, como desvantagem, o processo de remoção de cárie é um pouco mais demorado que o convencional.

Uma das principais indicações do Carisolv é para o tratamento da cárie em crianças, onde não é preciso anestesiá-las e em pessoas idosas, pois não agride, não provoca vibrações, dor e ruído.